30
out
08

Figurinha 5: General Humberto de Alencar Castello Branco – Presidente do Brasil

General Castello Branco - Presidente do Brasil

General Humberto de Alencar Castello Branco – Presidente do Brasil

América do Sul

Veja o original em inglês //

Em 1961, a revista TIME chamou o momento político do Brasil de “confuso” e disse que o país estava “também perdido em assuntos externos” (Matéria de 4 Paginas, em inglês). O que a TIME parecia alertar era que a politica do Presidente brasileiro João Goulart era inaceitável para os estados unidos na época. Goulart fez negócios com nações comunistas, apoiando o movimento trabalhista, e limitou os lucros que as empresas multinacionais podiam enviar para fora do país. Embora agentes de alta patente das agências de inteligencia dos EUA como o Adido Militar da embaixada americana no Brasil, Vernon Walters (que depois seria nomeado Diretor Adjunto da CIA), negarem a participação de tropas dos EUA no Golpe militar de 1964 que derrubou Goulart e levou ao poder o General Humberto de Alencar Castello Branco, haviam evidencias do contrário. Por exemplo, logo depois do golpe, oficiais dos EUA no Brasil requisitaram de Washington combustivel para os soldados de Castello Branco, no caso das tropas de Goulart explodirem refinarias no país.

O regime de Castello Branco foi curto porém brutal. Sindicatos trabalhistas foram extintos [PDF], críticas ao Governo se tornaram proibidas por lei, e milhares de “prováveis comunistas” (incluindo crianças) foram presos e torturados. Como no Paraguai, Argentina e Bolivia, a terra de milhares de indios nativos foi confiscada e sua cultura destruída. Links: [1][2]. Traficantes de Drogas, muitos deles ligados a oficiais militares, receberam proteção por manter interesses de segurança nacional (Nota: Leia-se como: corrupção somada a impunidade, que existe ainda hoje).

O Brasil criou alianças fortes com a Liga Mundial Anti-Comunismo e ajudou o General Videla em seu golpe militar na Argentina.

Quando Branco saiu do poder em 1967, deixou para trás uma constituição com amplos poderes para os militares e futuros presidentes, alejando qualquer esforço para a restauração da democracia.

Link externos:
Time Magazine, 08/09/1961
Operação Brother Sam – wikipedia
Operação Brother Sam – Wikipedia EN
Site pessoal de Franklin Martins
Sindicato de Ipatinga
Institulo Sócio-Ambiental
Interletras
Instituto de Estudos Sócio-Econômicos
Institulo Humanitas Unisinos

Voltar ao Indice


3 Respostas to “Figurinha 5: General Humberto de Alencar Castello Branco – Presidente do Brasil”


  1. segunda-feira, 23/11/09 às 23:18

    Amazing Article , I considered it wonderful

    I look ahead to more interesting postings like this one. Do you have a RSS I can subscribe to for anymore information from you?


Deixe um comentário


outubro 2008
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Blog Stats

  • 41.824 hits