01
nov
08

Figurinha 6: Coronel Hugo Banzer, Presidente da Bolivia

Coronel Hugo Banzer, Presidente da Bolivia

Coronel Hugo Banzer, Presidente da Bolivia

América do Sul

Veja o original em inglês //

Em 1964, o New York Times escreveu sobre a Bolivia: “Nenhum país no Hemisfério Ocidental (PDF) é mais dependente da ajuda de Washington e em nenhum outro lugar existe influência tão indiscreta da embaixada dos Estados Unidos para fazer valer isto”. Foi então que, em 1970, quando o presidente Juan Jose Torres nacionalizou os prédios e instalações da Gulf Oil e minas de extração de estanho de propriedade de empresas norte-americanas, e também mantendo contatos amigáveis com Cuba e a União Soviética, que estava mexendo com fogo.

O golpe para derrubar Torres, liderado por Hugo Banzer – oficial treinado pelos estados unidos e beneficiário da Gulf Oil – teve suporte direto de Washington. Quando as forças de combate de Banzer tiveram uma interrupção nas comunicações via radio, o Major da Força aérea norte-americana, Robert Lundin (PDF), colocou a frequencia da Força Aérea dos estados unidos à sua disposição.

Ao assumir o poder, Banzer começou o seu reino de terror. Escolas foram fechadas por serem consideradas berços de “agitação política subversiva provocada por anarquistas contrários à nova ordem instituída”, a embaixada da União Soviética foi fechada, e Banzer recebeu um empréstimo internacional por aliviar a situação da Golf Oil. Em 2 anos, 2,000 pessoas foram presas sem julgamento e torturadas. Como no Paraguay, Argentina e Brasil, os indios perderam território e sofreram aculturação. Milhares de sul-africanos brancos foram convidados a imigrar para o país com promessa de terras roubadas dos indígenas. O secretário de imigração Guido Strauss disse às Nações Unidas que a intenção dessa campanha era criar uma “Bolivia branca”. Quando os cléricos Católicos tentavam dar assistência aos indigenas, o regime de Banzer, com a ajuda da CIA, fomentou ataques terroristas contra eles, e este “Plano Banzer” tornou-se um modelo para ações anti-Católicas similares em toda a América Latina.

Link externos
Google Books
Coluna de Marcelo Ambrosio – Jornal do Brasil
Biografias y Vidas
Arquivo – The New York Times
Nativeweb
Infoalternativa – Portugal

Voltar ao Indice


0 Responses to “Figurinha 6: Coronel Hugo Banzer, Presidente da Bolivia”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


novembro 2008
S T Q Q S S D
« out   dez »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Twitter

Blog Stats

  • 40,119 hits

%d blogueiros gostam disto: