12
nov
08

Drivers de dispositivos não-oficiais com melhor performance e qualidade de som e imagem

Noticia original postada por mim na Pesbrasil

Quem usa o Windows e precisou resolver um problema de incompatibilidade/performance de sua placa de video ou de som, com algum software/jogo já viu esse filme: os drivers oficiais e certificados como “estáveis” (WHQL, no Windows XP e Vista) são bem mais “pesados” do que as versões Beta oficiais lançadas pelos mesmos fabricantes.


Na foto: Raul Seixas e a sua “Sociedade Alternativa”

Como alguns de nós, descontentes e inquietos com aquilo que nos é empurrado como “padrão” ou “oficial”, passando do IE6 que vem com o Windows para o Firefox, do Windows para o Linux, etc.; no caso das bibliotecas de dispositivo (drivers) há o caso de se optar por um “Mod” dos voluntários (Fãs daquela Marca de Hardware) que fazem modificações nos Drivers de modo a habilitar funções “travadas” no driver oficial, aumentar a performance ou a beleza de gráficos, entre outras vantagens chamadas em inglês de “Tweak”.

É lógico que a garantia deste software para você – caso a sua placa de som ou de video 3D sofra uma morte subita – é nula, ao passo que é feito por entusiastas sem um nome a zelar ou ações na bolsa de valores. Mas lembrando que um hardware não dura mais de 1 ano sem se tornar ultrapassado e as empresas de hardware levam isso relativamente a sério (Leia mais abaixo sobre a falta de drivers da Creative para a linha Audigy no Windows Vista) não tem porque se assustar com o Termo “As Is” no Termo de Uso dos Drivers “Não-Oficiais”. Na verdade, eu pessoalmente nunca tive problema mais sério com eles.

Placas de Video:

Omega Drivers (melhor qualidade de imagem em Jogos)
Um site pioneiro e famoso a 3-4 anos atrás pelas melhoras incontestáveis comparando com os drivers Oficiais foi o Omega Drivers. A Ati (Radeons) chegou a citar em seu site como uma boa iniciativa dos fãs da marca Ati-Radeon lançar este tipo de modificação. A nVidia pediu gentilmente “para tirarem de circulação quaisquer drivers não-oficiais para Geforces”, senão acionaria o dono do site na Justiça. Depois a nVidia se corrigiu e viu que não tinha nenhum mal nessa iniciativa, tanto que hoje em dia pipocam drivers alternativos (Modified) da nVidia e Ati em sites como Guru3D.com

NGO Drivers e Xtreme-G
Drivers menos reconhecidos e menos usados do que o Omega, mas tambem bastante documentados sobre as modificações feitas emcima do driver oficial. Curiosidade: os drivers XG chegaram a ser banidos do Guru3D por uma falta de “jogo de cintura” como troca de links entre os Server-Admins. Links oficias: NGO DriversXG Drivers

Placas de Som:

Com as placas de Som onboard 5.1 populares, um som razoavelmente bom para quem não é entusiasta no assunto e o Windows Vista sem suporte adequado a efeitos de avançados de som por hardware, parece ter havido uma queda no interesse Geral por Som no Windows, certo? Errado. Isso foi o que a Creative, praticamente sem concorrência no mercado, fez com os donos da linha Audigy que reproduziam um som cristalino e vivo no XP e que optaram em adotar o Windows Vista.

E certo dia, cansado desse esquecimento com os donos de Placas de som Audigy, um fanboy brasileiro da Creative chamado Daniel Kawakami, conhecido nos Fóruns que frequenta como Daniel_k, lançou publicamente os seus drivers não-oficiais para Soundblaster Audigy SE, Value, 2ZS e demais modelos no Windows Vista, baseado numa atualização de drivers oficiais da creative para o Vista de uma placa de som mais cara, a Soundblaster X-Fi.

No fim das contas, Daniel foi ameaçado de processo e a Creative passou a ser vilã na frente dos clientes/fãs (ou refens, na falta de concorrencia e suporte). Leia mais detalhes aqui. Here in english.

Daniel_k lançou varios drivers alternativos para o Windows Vista e XP com melhoras de qualidade do som impressionantes. O mais util pra mim pessoalmente foi o Pacote de Drivers do X-Fi para a Audigy SE.

Links externos:


0 Responses to “Drivers de dispositivos não-oficiais com melhor performance e qualidade de som e imagem”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


novembro 2008
S T Q Q S S D
« out   dez »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Twitter

Blog Stats

  • 40,119 hits

%d blogueiros gostam disto: